terça-feira, 4 de setembro de 2012
O que me ensina o Pastor Daniel Batista
1 — Pastor Daniel Batista:
— Todas as verdades reveladas por Deus encontram-se na Bíblia.
— O que me diz a Bíblia:
“Há muitas outras coisas que Jesus fez e que, se fossem escritas uma por uma, creio que no mundo inteiro não caberiam todos os livros que teriam que ser escritos”. (Jô 21,25)
“Embora tenham muitas coisas a vos escrever, não quis fazê-lo com papel e tinta. Mas quero ir ter convosco e vos falar de viva voz, para que a nossa alegria seja perfeita”. (3Jo 13)
“Jesus fez, diante de seus discípulos, muitos outros sinais, que não se encontram escritos neste livro. Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais a vida em seu nome”. (Jo 20, 30-31)
2 — Pastor Daniel Batista:
— Só a Bíblia contém as regras da fé, não a tradição.
— O que me diz a Bíblia:
Por conseguinte, irmãos fiquem firmes: guardai as tradições que vos ensinamos oralmente ou por escrito. (2Ts 2,15)
“O que de mim ouviste na presença de muitas testemunhas, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para ensiná-los a outro” (2Tm 2,2).
3 — Pastor Daniel Batista:
— O único magistério é o da Bíblia. Somente nela se pode crer.
— O que me diz a Bíblia:
“Ele lhes disse de novo: A paz esteja convosco! Como o Pai me enviou, também eu vos envio. Dizendo isto, soprou sobre eles e lhes disse: recebei o Espírito Santo”. (Jo 20 20,21)
“… ide, pois, e fazei com que todas as nações se tornem minhas discípulas, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, e ensinando-as a observar tudo quanto vos ordenei. E eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos!” (Mt 28, 19-20).
“Quem vos ouve, a mim ouve, quem vos despreza, a mim despreza e também despreza aquele que me enviou”. (Lc 10, 16).
“Mas o Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que vos disse”. (Jo 14,26)
4 — Pastor Daniel Batista:
— A Bíblia é fácil de se entender, quem a lê está livre de erro.
— O que me diz a Bíblia:
“Isto mesmo ele (Paulo) faz em todas as suas cartas, ao falar nelas desse assunto. Nelas existem pontos difíceis de se entender, que algumas pessoas ignorantes e sem firmeza deturpam, como fazem com as demais Escrituras, para a própria perdição”. (2Pd 3,16)
“Disse então o Espírito a Filipe: Aproxima-te para bem perto do carro. Filipe acelerou o passo. Ouvindo que lia o profeta Isaías, disse-lhe: Porventura, entendes o que lês? Ele respondeu: Como posso entender se não há quem me explique? E convidou Filipe a subir e sentar-se ao lado dele”. (At 8,29-31)
5 — Pastor Daniel Batista:
—Jesus não estabeleceu autoridade alguma na sua Igreja; pastores e fiéis são todos iguais.
O que me diz a Bíblia:
“Em verdade vos digo: Tudo que ligardes na terra, será ligado no céu; e tudo que desligardes na terra, será desligado no céu”. (Mt 18,18)
“Olhai por vós e por todo rebanho, sobre o qual o Espírito Santo vos estabeleceu bispos para apascentar a Igreja de Deus, que ele adquiriu para si pelo sangue do seu próprio Filho”. (At 20,28)
“Aos presbíteros que estão entre vós, exorto eu, que sou presbítero como eles e testemunha dos sofrimentos de Cristo e participante da glória que há de ser revelada. Apascentai o rebanho de Deus que vos foi confiado, cuidando dele, não por coação, mas de livre vontade, como Deus quer, nem por torpe ganância, mas por devoção, nem como senhores daqueles que vos couberam por sorte, mas, antes, como modelos de rebanho. Assim, quando aparecer o supremo pastor, recebereis a coroa da glória que não murcha”. (1Pe 5,1-3)
“Nós vos rogamos, irmãos, que tenhais consideração por aqueles que se afadigam no meio de vós, e presidem no Senhor e vos admoestam. Tende para com eles um amor por causa do trabalho que eles executam. Vivei em paz uns com os outros”. (1Ts 5,12-13)
6 — Pastor Daniel Batista:
— A Igreja Romana no inicio foi a Igreja de Cristo, mas com o passar do tempo vem caindo em erros, abusos e escândalos, demonstrando que ela não é mais a Igreja de Cristo.
— O que me diz a Bíblia:
“Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja e as portas do inferno nunca prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus, e o que ligares na terra será ligado nos céus, e o que desligares na terra será desligado nos céus”. (Mt 16, 18-19).
“Se eu tardar, saberás como proceder na casa de Deus vivo: coluna e sustentáculo da verdade”. (1Tm 3,15)
7 — Pastor Daniel Batista:
— Jesus não constituiu Pedro cabeça da Igreja. Na Igreja não há outra cabeça senão Cristo. Logo não deve haver Papa.
— O que me diz a Bíblia:
“Depois de comerem, Jesus disse a Pedro: Simão Filho de João, tu me amas mais que estes?
— Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo, respondeu Pedro. Acrescentou Jesus: Apascenta os meus cordeiros. Uma segunda vez lhe perguntou: Simão, filho de João, tu me amas? — Sim, tu sabes que eu te amo, confirmou Pedro. Repetiu Jesus: Apascenta as minhas ovelhas. Pela terceira vez lhe disse Jesus: Simão, filho de João, tu me amas? Pedro ficou triste por ter lhe perguntado pela terceira vez: Tu me amas? E lhe respondeu: Senhor, tu sabes que eu te amo. Jesus lhe disse: Apascenta as minhas ovelhas”. (Jô 21, 15-17) .
“Simão, Simão, Satanás vos procurou para vos peneirar como trigo, mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça, e tu, uma vez convertido, confirma os irmãos”. (Lc 22 31-32)
8 — Pastor Daniel Batista:
— Jesus não constituiu bispos para governar a sua Igreja. Jesus não deu aos seus apóstolos o poder de ordenar sacerdotes; portanto, o chamado sacerdócio católico não foi instituído por Cristo.
— O que me diz a Bíblia:
“Olhai por vós e por todo o rebanho, sobre o qual o Espírito Santo vos constitui bispos, para apascentar a Igreja de Deus, que ele adquiriu para si pelo sangue do seu próprio Filho” (At 20, 28)
“Certo dia, enquanto celebravam o culto do Senhor e jejuavam. Disse o Espírito Santo: Separai-me Barnabé e Saulo para a obra a que os destinei. Então, depois de terem jejuado e orado, impuseram-lhes as mãos e despediram-nos. Enviados, pois, pelo Espírito Santo, desceram eles a Silencia, e dali navegaram para Chipre” (At 13, 2-4)
“A ninguém imponhas apressadamente as mãos, não participes dos pecados de outrem. A ti mesmo conserva-te puro” (1Tm 5,22)
“Eu te deixei em Creta para cuidares da organização e ao mesmo tempo para que constituas presbíteros em cada cidade, cada qual devendo ser como te prescrevi…”(Tt 1,5)
9 — Pastor Daniel Batista:
— Qualquer um que esteja cheio do espírito evangélico é verdadeiro sacerdote de Cristo e pode pregar seu Evangelho sem necessidade de passar por cerimônias chamadas “ordenações” nem ser enviado por bispo ou papa.
— O que me diz a Bíblia:
“Portanto todo sumo sacerdote, tirado do meio dos homens, é constituído em favor dos homens em suas relações com Deus. A função é oferecer dons e sacrifícios pelos pecados. É capaz de ter compreensão por aqueles que ignoram e erram”. (Hb 5,1-2)
“Mas como poderiam invocar aqueles que não creram? E como poderiam crer aqueles que não ouviram? E como poderiam ouvir sem pregador? E como poderiam pregar se não fossem enviados? Conforme está escrito [Is 52,7]: Quão belos são os pés que anunciam a paz”. (Rm 10, 14-15)
“Portanto, consideram-nos os homens como servidores de Cristo e administradores dos mistérios de Deus” (1Cor 3,9)
“Alguém está doente? Mande chamar os presbíteros da Igreja, para que orem sobre ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor”. (Tg 5,14)
10 — Pastor Daniel Batista:
— Quem crer em Jesus Cristo como salvador se salva, não é necessário fazer boas obras.
— O que me diz a Bíblia:
“E se possuir o dom da profecia e conhecer todos os mistérios e toda a ciência e alcançar tanta fé que chegue a transportar montanhas, mas, se não tiver caridade, nada sou”. (1Cor 13,2)
“Não são os que ouvem a Lei que são justos perante Deus, mas os que cumprem a Lei é que serão justificados”. (Rm 2,13)
“Meus irmãos, se alguém disser que tem fé, mas não tem obras, que lhe aproveitará isso? Acaso a fé pode salvá-lo? Se o irmão ou a irmã não tiver o que vestir e lhes faltar o necessário para a subsistência de cada dia, e alguém lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos, e não lhes der o necessário para a manutenção, que proveito haverá nisso? Assim também é a fé, se não houver obras, será morta em si mesma. De fato alguém poderá objetar-lhe: Tu tens fé e eu obras. Mostra-me a tua fé sem obras e eu te mostrarei a fé pelas obras. Tu crês que há um só Deus? Ótimo! Lembra-te, porém, de que também os demônios crêem, mas estremecem. Queres, porém, ó homem insensato, a prova de que a fé sem obras é vã? Abraão, nosso pai, não foi justificado pelas suas obras quando ofereceu sobre o altar Isaac, seu filho? Já vês que a fé concorreu para as suas obras e pelas obras é que a fé se realizou plenamente. E assim se cumpriu a Escritura que diz que Abraão creu em Deus e isso lhe foi imputado como justiça e ele foi chamado amigo de Deus. Estais vendo que o homem é justificado pelas obras e não simplesmente pela fé. Da mesma maneira também Raab, a meretriz, não foi justificada pelas obras, quando acolheu os mensageiros e os fez voltar por outro caminho? Com efeito, como o corpo sem o sopro da vida está morto, assim também é morta a fé sem obras”. (Tg 2,14-25)
11 — Pastor Daniel Batista:
— Jesus morreu pela salvação de todos; logo é fazer injuria a Cristo dizer que são necessárias nossas obras para a salvação, como se a redenção não fosse suficiente. A fé em Jesus é que nos merece o Reino do Céu, não as obras.
— O que me diz a Bíblia:
“O Filho do Homem há de vir na sua glória do seu Pai, com os anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com o seu comportamento”. (Mt 16,27)
“Aí alguém se aproximou dele e disse: Mestre, que farei de bom para ganhar a vida eterna? Respondeu: Por que perguntas sobre o que é bom? O Bom é um só. Mas, se queres entrar na vida, guarda os mandamentos. Aquele lhe perguntou: Quais? Jesus respondeu: Estes: Não matarás, não adulterarás, não roubarás, não levantarás falso testemunho; honra pai e mãe e amarás o teu próximo como a ti mesmo. Disse-lhe então o moço: Tudo isso tenho guardado, que me falta ainda? Jesus respondeu: Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me” (Mt 19, 16-21)
12 — Pastor Daniel Batista:
— Jesus não está realmente na Eucaristia, nem quis ele dar-nos a sua carne e o seu sangue para comermos e bebermos. Isso é um absurdo forjado pela Igreja de Roma. Não há prova alguma na Bíblia de que Jesus haja estabelecido o que os católicos chamam sacrifício da missa, nem que os apóstolos hajam celebrado esta cerimônia.
— O que me diz a Bíblia:
“Em verdade, em verdade vos digo; aquele que crê, tem a vida eterna. Eu sou o pão da vida. Vossos pais comeram o maná no deserto e morreram. Este é o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. O pão que eu darei, é a minha carne para a vida do mundo. Discutiam entre si os judeus dizendo: Como pode este homem dar-nos a sua carne para comer? Jesus lhes respondeu então: Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberes o seu sangue, não tereis a vida em vós. Quem come a minhas carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna e eu o ressuscitarei no último dia. Pois a minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue é verdadeiramente bebida. Quem come da minha carne e bebe do meu sangue, permanece em mim e eu nele” (Jo 6,47-56)
“Com efeito, eu mesmo recebi do Senhor o que transmiti: na noite em que ia ser entregue, o Senhor Jesus tomou o pão e, depois de dar graças, partiu-o e disse: Isto é o meu corpo, que é para vós; fazei isso em memória de mim. Do mesmo modo, após a ceia, também tomou o cálice, dizendo: Este é o cálice da Nova Aliança em meu sangue; todas as vezes que dele beberdes, fazei-o em memória de mim”. (1Cor 11,27-29) Ver ( Mc 14,22-25)
“Assim, pois, quem come o pão e bebe do cálice do Senhor indignamente será réu do corpo e do sangue do Senhor. Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e então coma do pão e beba do cálice, pois aquele que come e bebe sem discernir o corpo [do Senhor], come a própria condenação” (1Cor 11,27-29)
“O cálice da benção que abençoamos, não é comunhão com o sangue de Cristo? E o pão que partimos, não é o corpo de Cristo? Já que há um único pão, nós, embora muitos somos um só corpo, visto que todos participamos desse único pão”. (1Cor 10,16)
“Trabalhei não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna na, alimento que o Filho do Homem vos dará, pois Deus, o Pai, o marco com seu selo”. (Jo 6, 27)
“Assim lhes disse: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim nunca mais terá forme e o que crer em mim nunca mais terá sede”. (Jo 6, 35)
“Assim como o Pai, que vive, me enviou e eu vivo para o Pai, aquele que comer de mim viverá por mim. Este é o pão que desceu do céu. Ele não é como o que os pais comeram e pereceram; quem come deste pão viverá para sempre”. (Jo 6, 57-58)
13 — Pastor Daniel Batista:
— A crença no purgatório não tem fundamentação bíblica.
— O que me diz a Bíblia:
“Assume logo uma atitude conciliadora com teu adversário, enquanto estas com ele no caminho, para que teu adversário não te entregue ao juiz e o juiz ao oficial de justiça, e assim sejas lançado na prisão. Em verdade te digo: Dali não sairás, enquanto não pagares até o último centavo”. ((Mt 5, 25-26)
“Cada um veja como constrói. Quanto ao fundamento, ninguém pode pôr outro diverso do que foi posto: Jesus Cristo. Se alguém sobre esse fundamento constrói com ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno ou palha, a obra de cada um será posta em evidência. O Dia a tornará conhecida, pois ele se manifestará pelo fogo e o fogo provará o que vale a obra de cada um. Se a obra construída sobre o fundamento subsistir, o operário receberá uma recompensa. Ele mesmo, entretanto, será salvo, mas, como que através do fogo”. (1Cor 3,10-15)
14 — Pastor Daniel Batista:
— Só Deus perdoa os pecados, ele não concedeu aos padres católicos o poder de perdoá-los.
— O que me diz a Bíblia:
“Dizendo isto, Jesus soprou sobre eles e lhes disse: Recebei o Espírito Santo. Aqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhe-ão perdoados, aqueles aos quais não os perdoardes, ser-lhe-ão retidos”. (Jo 20,22-23).
“Em verdade vos digo: tudo o que ligardes na terra será ligado no céu e tudo quanto desligardes na terra será desligado no céu”. (Mt 18,18).
“Tudo isto vem de Deus, que nos reconciliou consigo por Jesus e nos confiou o ministério da reconciliação”. (2Cor 5,18).
“Muitos dos que receberam a fé, vinham confessar as suas práticas supersticiosas”. (At 19,10)
“Vendo o ocorrido, isto é, perdão dos pecados do paralítico, as multidões…glorificaram a Deus que deu tal poder aos homens”. (Mt 9,8).
15 — Pastor Daniel Batista:
— Em nenhuma parte da Bíblia se encontra como ensinamento divino, a lei do celibato no ministério pastoral.
— O que me diz a Bíblia
“A propósito das pessoas virgens não tenho preceito do Senhor; mas posso dar conselho, porque obtive do Senhor a misericórdia de ser digno de fé. Creio, pois, que, por causa das angustias do presente, é bom que o homem fique assim. Estás livre de mulher? Não procures mulher. Se te casares, não pecarás, se uma virgem se casa, não peca; mas essas pessoas sofrerão as tribulações da vida matrimonial, que eu quisera poupar-vos”. (1Cor 7,25-28).
“Eu quisera que estivésseis isentos de preocupações. Quem não tem esposa cuida das coisas do Senhor e do modo de agradar ao Senhor. Quem tem esposa, cuida das coisas do mundo e de agradar à esposa, e fica dividido. Da mesma forma, a mulher não casada e a virgem cuidam das coisas do Senhor, a fim de serem santas de corpo e de espírito. Mas a mulher casada cuida das coisas do mundo; procura agradar o marido. Digo-vos isto pelo vosso interesse, não para armar ciladas, mas para que façais o que é mais nobre e possais permanecer junto ao Senhor sem distrações”. (1Cor 7,32-35).
“Digo às pessoas solteiras e às viúvas que é bom ficarem como eu” (1Cor 7,8).
“Jesus lhes disse: Em verdade eu vos digo, não há quem tenha deixado casa, mulher, irmãos, pais e filhos por causa do Reino de Deus, sem que receba muito mais neste tempo e, no mundo futuro, a vida eterna”. (Lc 18,29-30)
“Ele acrescentou: Nem todos são capazes de compreender essas palavras, mas somente aquele a quem é concedido. Há eunucos que nasceram assim, desde o ventre materno. Há eunucos que foram feitos eunucos pelos homens. E há eunucos que se fizeram eunucos por causa do Reino dos Céus. Quem tiver capacidade para compreender, que compreenda”. (Mt 19,11-12).
16 — Pastor Daniel Batista: — O matrimonio não é um sacramento instituído por Jesus.
— O que me diz a Bíblia:
“Alguns fariseus aproximaram-se dele, querendo pô-lo à prova. Perguntaram-lhe: è lícito repudiar a própria mulher por qualquer motivo que seja? Ele respondeu: Não lestes que desde o principio o Criador os fez homem e mulher? E disse: Por isso o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá a sua mulher e os dois serão uma só carne. De modo que já não são dois, mas uma só carne. Portanto não separe o homem que Deus uniu”. (Mt 19,3-6) Ver também (Mc 10,2-12)
“Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus ele o criou, homem me mulher. Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a”. (Gn 1, 27-28)
“E, vós maridos, amai as vossas mulheres como Cristo amou a sua Igreja e se entregou por ela,… pois ninguém jamais quis mal a própria carne, antes a alimenta e cuida dela, como também fez Cristo com a sua Igreja,… É grande este mistério, refiro-me à relação entre Cristo e sua Igreja”. (Ef 5, 25-29)
17 — Pastor Daniel Batista:
— É um absurdo teológico ensinar ou crer que Deus tem mãe; logo Maria não pode ser chamada mãe de Deus. O culto que os católicos tributam a Maria é contrário a Bíblia.
— O que me diz a Bíblia:
“No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um varão chamado José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria. Entrando onde ela estava, disse-lhe: Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo! Ela ficou intrigada com estas palavras, e pôs-se a pensar qual o significado daquela saudação. O anjo acrescentou: Não temas, Maria. Encontras-te graça junto de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, e o chamarás com o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai; ele reinará na casa de Jacó para sempre, e o deu reino não terá fim. Maria, porém, disse ao anjo: Como pode acontecer isso, se eu não conheço homem algum? O anjo lhe respondeu: O Espírito Santo virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra; por isso o Santo que nascer será chamado Filho do Altíssimo. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice, e este é o sexto mês [de gestação] para aquela que chamavam de estéril. Para Deus, com efeito, nada é impossível. Disse então Maria: Eis a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo retirou-se”. (Lc 1, 26-38)
“Com grande grito exclamou [Isabel]: Bendita és tu entre as mulheres, bendito é o fruto do teu ventre! Donde me vem que a mãe do meu Senhor me visite?”. (Lc 1,1-41).
18 – Pastor Daniel Batista:
— Deus proibiu terminantemente no decálogo esculpir estátuas ou imagens.
— O que me diz a Bíblia:
“Farás um propiciatório de ouro puro, 125 cm de comprimento e 75 cm de largura. Farás dois querubins de ouro polido, nas duas extremidades do propiciatório, um de um lado do outro lado, de modo que os querubins estejam nos dois extremos do propiciatório. Os querubins com as asas estendidas por cima estarão encobrindo o propiciatório, um de frente do outro, voltados para o propiciatório. Porás o propiciatório sobre a arca, e dentro da arca o documento da aliança que te darei. Ali me encontrarei contigo, e de cima do propiciatório, no meio dos dois querubins colocados sobre a arca da aliança, eu te comunicarei o que eu ordenar aos israelitas”. (Ex 25, 10-22).
“O Senhor respondeu-lhe: “Esculpi uma serpente venenosa e colocai-a sobre um poste. Quem for mordido por uma víbora e contemplar a serpente esculpida viverá. Moises obedeceu, fez uma serpente de bronze e a colocou sobre um poste; se alguém era mordido por uma víbora, contemplava a serpente de bronze e vivia. (Nm. 21, 8-9)
“Como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que seja levantado o Filho do Homem”. (Jô 3, 14).
19 — Pastor Daniel Batista:
A invocação aos anjos e santos é contrária à Bíblia, não devemos invocá-los.
— O que me diz a Bíblia:
“… que o anjo que me salvou de todo mal abençoe estas crianças, nelas sobreviva o meu nome e o de meus pais, Abraão, Isaac, que elas cresçam e se multipliquem sobre a terra!”. (Gn 48,16).
“Pecamos contra o Senhor e contra ti. Intercede junto ao Senhor para que afastem de nós estas serpentes. Moisés intercedeu em favor do seu povo”. (Nm 21,7)
“Eu vos peço, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo, e pelo amor do Espírito Santo, que luteis comigo nas orações que fazeis por mim a Deus”. (Rm 15, 30)
“… orai uns pelos outros, para que sejais curados. A oração fervorosa do justo tem grande poder. Assim Elias, que era um homem semelhante a nós, orou com insistência para que não chovesse, e não choveu na terra durante três anos e seis meses. Em seguida tornou a orar e o céu enviou sua chuva e a terra voltou a produzir fruto”. (Tg 5,16-18)
20 — Pastor Daniel Batista:
— Os santos do céu nada sabem sobre nós; por conseguinte, ignoram os nossos pedidos; é inútil invocá-los.
— O que me diz a Bíblia:
“Com orações e súplicas de toda sorte, orai por todo tempo, no Espírito, e para isso vigiai com absoluta perseverança e súplicas por todos os santos”. (Ef 6,18)
“Ao receber o livro, os quatro Seres vivos e os vinte e quatro Anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, cada qual com uma cítara e taças de ouro cheias de incenso, que são orações dos santos,…” (AP 5,8)
“Moises, porém, suplicou ao Senhor, seu Deus, e disse: Por que, ó Senhor, se acende a tua ira contra o teu povo, que fizeste sair do Egito com grande poder e mão forte? — O Senhor, então, desistiu de aplicar o castigo com o qual havia ameaçado o povo”. (Ex 32, 11-14).
“No dia seguinte, Moisés disse ao seu povo: Vós cometestes um pecado grave. Todavia, eu vou subir ao Senhor; talvez consiga expiar o vosso pecado.” (Ex 32,30)
“Os filhos de Israel tiveram medo dos filisteus. Não cesses de invocar o Senhor nosso Deus, para que ele nos livre das mãos dos filisteus”. (1Sm 7,7-8).
“Irmãos, eu vos peço, por nosso Senhor Jesus Cristo, que luteis comigo nas orações que fazeis por mim.” (Rm 15,30).
“Orai por nós, irmãos”. (1Ts 5,25)
“não desprezeis nenhum desses pequeninos, porque eu vos digo que os seus anjos no céu vêem continuamente a face do meu Pai que está nos céus”. (Mt 18,10).
“Orai por nós, porque estamos convencidos de que possuímos uma boa consciência, e com a vontade de viver bem em tudo”. (Hb 13,18).
21 — Pastor Daniel Batista:
— Não temos garantia de que os anjos e santos no céu pedem por nós, ignorância invocá-los para que intercedam por nós.
— O que me diz a Bíblia:
“Então falou o anjo do Senhor dos exércitos: Até quando demorarás ainda a ter piedade de Jerusalém e das cidades de Judá, contra as quais estás irado há setenta anos”. (Zc 1,12)
“Ao receber o livro, os vinte quatro Anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, cada um com uma cítara e taças cheias de incenso, que são as orações dos santos,…” (Ap 5,8)
Remate: — Os protestantes ou evangélicos, nas suas centenas de denominações, porque eles adotam o “livre exame”, isto é, cada denominação tem a sua própria interpretação da Bíblia, como também cada pastor ou mesmo até o próprio crente faz o seu livre exame, eis a razão de tantas denominações, enquanto a Igreja Católica pelo seu magistério interpreta a Bíblia para todos seus fiéis em todo mundo, eis a diferença. Os protestantes não aceitam a Igreja Católica como a única verdadeira, isto é, que ela não ensina a verdade: evidente. Eles afirmam que base da sua fé se encontra tão somente a na Bíblia. Ora, se as Igrejas protestantes não dão credibilidade a Igreja Católica, por que então aceitam a Bíblia com o único fundamento da sua fé? Durante mil e quintos anos, quem preservou a Bíblia e de modo especial o Novo Testamento — porque os judeus já haviam preservado o Velho Testamento — foi tão somente a Igreja Católica Apostólica Romana até a invenção da imprensa por Gutenberg no século 16. A Igreja Católica confiou aos monges beneditinos nos seus mosteiros as cópias manuscritas das páginas da Bíblia durante séculos. A Igreja Católica se não fosse verdadeira, merecedora de confiança, poderia muito bem ter manipulado a Bíblia de acordo com o seu interesse, principalmente o Novo Testamento. Foi a Igreja Católica, iluminada pelo Espírito Santo, que separou nos primeiros séculos nos Concílios Ecumênicos os Evangelhos autênticos dos apócrifos. Martinho Lutero, ex-frade agostiniano, autor do “livre exame” foi o primeiro a se rebelar contra a Igreja Católica, usou da Bíblia Católica para fundamentar a sua reforma protestante. Se a Igreja Católica não merece credibilidade, então por coerência, a Bíblia que todos nós conhecemos também não merece.
Jesus disse: “E eu te digo: tu és Pedro e sobre está pedra construirei a minha Igreja…”. Ele falou a minha Igreja e não as minhas Igrejas.
“Há um só Senhor, uma só Fé, um só Batismo”. (Ef 4,5)
Ser cristão, católico, não é nada fácil; exige sacrifício. O primeiro mandamento da Lei de Deus: ”Amar a Deus sobre todas as coisas”, implica em todos os demais. Todos nós sabemos pela lei natural aquilo que é certo e o que é errado. Quem ama procura fazer a vontade daquele que é amado, sendo. naturalmente, essa vontade boa e justa. Quem ama verdadeiramente não contraria o ente amado desgostando-o. Deus. Jesus disse: “Portanto, deveis ser perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito” (Mt 5,48). Deus é pai. Qual o pai que não deseja que seu filho seja perfeito? Já ao nascer os pais a primeira coisa que desejam saber seu o recém-nascido é perfeito fisicamente, no passar dos anos os pais acompanham o crescimento do filho, se ele é dedicado aos estudos, se tem uma vida saudável, livre de vícios, se é honesto; enfim todos os pais desejam que seus filhos sejam perfeitos em tudo. Quaisquer deslizes que eles venham a cometer causam aos pais preocupação e desgosto. Assim também é com Deus. Atingir a perfeição divina é impossível, mas é um ideal que tem que ser perseguido pelo fiel cristão. Todos aqueles que nos antecederam neste nosso mundo, bilhões de seres humanos, nasceram, viveram e morreram. Começando pelo “homo sapiens” que surgiu há dois milhões de anos, conhecido na Bíblia como Adão que tinha o uso da razão, isto é, possuía inteligência para entender, conhecer as coisas, vontade para decidir entre o certo e o errado e sensibilidade usando da sua inteligência e da sua vontade, do seu livre arbítrio, para amar o bem e odiar o mal. O primeiro ser inteligente, Adão, induzido indiretamente pelo demônio e acabou pecando. A fé cristã acredita na existência do Espírito do Mal, do demônio, que está afastado de Deus, o Sumo Bem, por toda a eternidade, por inveja ele não suporta que outras criaturas de Deus, os seres humanos depois de passarem por esta vida possam ser contemplados com a visão beatifica de Deus que venha ser a felicidade completa. Cheio de despeito, invejoso, satanás usa de todas as suas artimanhas para levar com sigo aqueles que deixaram este nosso mundo para onde ele está; o inferno. O Espírito do Mal é muito inteligente, ele raramente se expõe, ele prefere sorrateiramente se utilizar de seus colaboradores conscientes ou inconscientes que estão neste mundo trabalhando para ele. Que são esses colaboradores? Atualmente eles se servem principalmente dos meios de comunicação; da televisão, de revistas e de outros meios.
Existem cristãos e cristãos. Uns são considerados cristãos porque foram apenas batizados pelo costume tradicional de família de fazer com que os filhos façam a primeira comunhão e até crismar, depois não dispensam que seus filhos se casem na Igreja, aproveitam essas oportunidades para homenagear parentes e amigos convidando-os para serem seus padrinhos, os sacramentos apenas servem de ocasião para festas e deferências para com determinados parentes e amigos; nada mais. Para essas pessoas Deus não faz parte de suas vidas, elas O ignoram, algumas somente se lembram de Deus diante de uma desgraça eminente, passada aquela ocasião voltam a ignorá-Lo. Deus como pai amoroso muitas vezes permite que uma desgraça se aproxime de um de seus filhos para que ele se converta, mas, muitas vezes essa oportunidade não é aproveitada. Deus não condena ninguém, são muitas de suas criaturas que se afastam Dele por desleixo ou por decisão própria. Deus deu ao ser humano o livre arbítrio e o respeita, cabe a criatura decidir se faz a vontade de Deus ou não.
No Brasil, que é tido como o maior pais católico do mundo, com cerca aproximado de 133 milhões de católicos, num total de 190 milhões de habitantes. calcula-se que apenas dez por cento desses católicos são praticantes, isto é, procuram cumprir o dever dominical e nos dias de preceito de estarem presentes na missas, se confessarem e comungarem freqüentemente. Dentre os 120 milhões de católicos não praticantes encontra-se de tudo, aqueles que se envolvem com o espiritismo, consultam cartomantes, que não são fiéis no casamento, que aceitam o divórcio, que aceitam o aborto, que praticam o sexo antes do matrimonio julgando isso natural, fazem negócios escusos etc., mas na ocasião da morte de um parente não se esquecem de encomendar a missa de sétimo dia, como se isso fizesse com que o defunto, que não era um católico praticante, com aquela missa o levasse para gozar da visão beatífica de Deus. Dizem os parentes e amigos do falecido: “— Apesar dele ou dela não freqüentar muito a Igreja, tratava-se de uma boa pessoa”. Obviamente que não nos cabe julgar esta ou aquela pessoa, somente Deus cabe esse julgamento, São Dimas o “bom ladrão” foi o primeiro santo canonizado da Igreja e canonizado pelo próprio Jesus. Dimas se converteu no ultimo estante da sua vida, isso pode acontecer com outras pessoas, só Deus sabe. O bom cristão assiste com preocupação em notar que seus parentes e amigos estejam afastados de Deus e desejam a conversão deles, orando por eles porque as exortações geralmente não são bem recebidas restando apenas o bom exemplo.
Pecado grave ou mortal é aquele cometido com pleno consentimento da vontade ou por omissão contra os mandamentos da Lei de Deus. O primeiro mandamento amar a Deus sobre todas as coisas, que é o principal deles, na verdade este mandamento engloba todos os demais e é o pecado mais cometido por toda a humanidade. Quem ama procura não ofender o ente amado, mas ao contrário procura satisfazer todas as suas vontades ainda mais quando elas são sempre boas. Deus, tão somente, deseja coisas boas para suas criaturas. Amar não é apenas uma declaração de amor. O amor tem que ser demonstrado com atos vividos. Quem comete pecados contra os outros nove mandamentos demonstra claramente que não ama a Deus. Se observarmos a humanidade através dos meios de comunicação nós verificamos que a sua grande maioria não tem Deus nas suas atenções, nas suas prioridades, na verdade nota-se que ela está alheia a Deus. Deus não faz parte da vida dela, não está no seu dia-dia. Deus apenas pode ser lembrado nos momentos de desespero e aflição, passado esse momento Deus volta a ser ignorado. Jesus disse: “Muitos são chamados, mas poucos são os escolhidos (Mt 22,14)” e diz também que a porta para a bem aventurança é estreita (Mt 7,13). Daí se deduz que apenas uma minoria da humanidade terá a visão beatífica de Deus. Deus, boníssimo, deseja que todas as suas criaturas sejam salvas, Jesus, como Deus, reconheceu a sincera conversão de Dimas e assegurou a ele o paraíso eterno nos últimos momentos da sua vida, mas Ele respeita o livre arbítrio de cada uma. Ninguém é surpreendido em ser salvo se não desejou sinceramente a salvação. Obviamente, quando salvos, devido as nossas imperfeições, quando deixamos este nosso mundo, não vamos imediatamente gozar da bem aventurança eterna que é a visão beatífica de Deus, mas nós temos que passar por um estágio de adaptação, conhecido como purgatório. Muitos santos também passaram por ele. Na Sua infinita bondade Deus, a fim de provocar a conversão das suas criaturas Ele faz com que aconteçam milagres permanentes como o de Guadalupe e de Lanciano e mais recentemente a coreana Julia Kim, assim mesmo, a humanidade continua a ignorá-Lo.
Dois meninos nasceram em datas próximas, eram quase visinhos, filhos de famílias pertencentes à classe média. Eram conhecidos, mas não amigos, estudaram no mesmo colégio religioso, lá eles fizeram a primeira comunhão e lá foram crismados. Um deles, o Osvaldo, depois de terminar os estudos preparatórios ingressou numa faculdade de engenharia, o outro, o Francisco aproveitou bem as aulas de catecismo na preparação para a primeira comunhão e depois na preparação para o sacramento da crisma, desde a primeira comunhão passou a ser um católico praticante e ele não faltava às missas aos domingos onde comungava, daí sentiu a vocação para a vida religiosa, e mesmo contrariando a vontade de seus pais ele ingressou como noviço numa ordem religiosa, depois dos estudos de filosofia e teologia foi ordenado sacerdote, fiel a sua vocação, sempre foi um religioso exemplar, raramente ele deixou o dependências do mosteiro. Osvaldo foi bem sucedido profissionalmente, galgou postos importantes nas empresas onde trabalhou, casou-se logo depois de formado, teve dois filhos, porém depois de sete anos divorcio-se e dois anos depois tornou a se casar e teve mais um filho, mas esse segundo casamento durou um pouco mais, depois de dez anos voltou a se divorciar. Osvaldo tanto fez a primeira comunhão com foi crismado e se casou na primeira vez na Igreja porque era uma tradição familiar, mas nunca praticou a sua religião, nunca se interessou por ela, porque dizia ele, quando era interpelado, que tinha coisas mais sérias com que se preocupar. Os anos se passaram e com eles a mocidade, a maturidade e por fim a velhice. Como todos os mortais, coincidentemente, com a diferença de poucos dias ambos faleceram. Francisco teve as exéquias de conformidade com o ritual da sua comunidade; missa de corpo presente e de sétimo dia; Osvaldo também teve a sua missa de sétimo dia. Como havia sido um importante diretor de empresa, era muito conhecido pela sociedade, teve na sua missa de sétimo dia uma presença concorrida de parente e amigos que lotaram toda a igreja. Francisco viveu toda a sua vida movido pela fé, secretamente, aspirava pelo dia em que iria ter a visão beatífica de Deus a fim de contemplá-Lo eternamente, enquanto Osvaldo nunca, jamais, havia passado pela sua cabeça de que aconteceria com ele após a sua morte.
Apenas duas possibilidades poderiam acontecer aos dois como a todos nós: Primeira: após a morte nada vir acontecer, isto é, se cair no vácuo do nada. Morrer como morrem os animais irracionais, como uma rês ou como um frango abatidos no matadouro. Por isso não haveria nenhuma decepção para ninguém, não haveria tempo para isso, porque a primeira coisa que acontece, geralmente, no momento da morte é que o sangue para de circular em todo o corpo e o cérebro se para de racionar. Que é conhecida como a morte cerebral.
A segunda possibilidade é de se acordar num outro mundo.
Para Francisco isso aconteceu e foi um momento de grande alegria para ele, sua convicção intima naquele momento se confirmara, porque nunca ele havia duvidado disso, mas, como todo ser humano ele era passível de tentações e era perseguido por uma que era contra a sua fé, mas que ele sempre reagiu e nas suas orações fazia atos de fé e pedia a Deus que o ajudasse em vencê-las. Porque a crença não deixa de ser uma hipótese, uma suposição, embora, mesmo quando ela é bem fundamentada, mas, que não se pode ser confirmada através da física, nem da química, nem da cibernética, porque, caso um dia isso caso viesse acontecer à fé perderia o seu sentido de ser.
Osvaldo ao se despertar do sono da morte ele teve uma surpresa e ele queria saber onde se encontrava, sentiu-se perdido, não havia ninguém ao seu lado, estava só, completamente só. Foi quando então ele se lembrou de uma coisa que há muito tempo ele havia esquecido, mas que aprendera nas aulas de catecismo para a preparação da sua primeira comunhão, que havia um Deus e que conseqüentemente também havia uma vida após a morte. Amargurado pensou; por que ele não havia se preparado para aquilo que acabava de lhe acontecer. Por que ele nunca havia se lembrado que havia um Deus e de uma vida após a morte? Agora ele estava só, sem seus parentes, sem seus amigos, perdido, sem saber para aonde ir, não sabia a quem recorrer, não havia paredes a sua volta, mas, ele se sentia como estivesse numa solitária. Angustiado, Osvaldo, estava agora arrependido da vida que levara, mas ele bem sabia que era tarde demais, que o seu arrependimento não o levaria a nada, e que ele deveria ter pensado nisso antes da sua morte, nada mais ele poderia fazer em proveito próprio onde se encontrava, aquela oportunidade ele deixara para trás, na vida que viveu antes da sua morte. Infeliz, desgraçado, sabia agora que Deus realmente existe e no encontro com Ele é que iria lhe trazer a plena felicidade que ele sempre procurou, mas que jamais encontrou.
O vocábulo religião vem do latim; religare, isto é religar a criatura humana com o divino, com Deus, a fim de considera- Lo o criador de todas as coisas e presta-Lo culto de La tria; de adoração. O judaísmo, o cristianismo e o islamismo são religiões monoteístas todas elas primeiramente prestam culto de adoração a Deus. Existem outras religiões politeístas como o hinduísmo que presta culto de adoração a centenas de deuses, ou milhares deles.
Não devemos confundir religiões com crenças. Existem muitas crenças que não como finalidade um culto de adoração a Deus. O budismo é uma filosofia de vida. Não existe na doutrina budista nenhuma menção declarada de Deus. O budismo como o hinduísmo crêem na reencarnação. Eles acreditam que após a morte aquela criatura que atingiu a perfeição nesta vida terá que se purificar por diversas vezes até atingi-la e assim conseguir atingir o nirvana que é um estado de felicidade plena. Os espíritas acreditam nas reencarnações sucessivas daqueles que não conseguiram atingir a perfeição nesta vida. Depois de diversas reencarnações o espírito torna-se um espírito de luz. Os espíritas não podem ser considerados cristãos porque eles crêem que Jesus é apenas um espírito de luz, que ele não é o Filho de Deus encarnado, não crêem que Jesus é a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade que tomou a forma humana. Os espíritas não acreditam no Credo professado pelos cristãos. Em razão disto eles mão podem ser considerados cristãos, embora eles crêem na existência de Jesus como uma criatura perfeita.
Não basta alguém dizer eu sou muçulmano se ele não crê no Al Corão, como não pode ser considerado budista aquele que não crêem nos ensinamentos de Buda e nem dizer que é cristão se não aceita a totalidade daquilo que está expresso no Credo.
. Deus em si mesmo é um mistério. Deus vive na eternidade onde permanece no presente permanente, onde não existe passado e nem futuro, contudo, a criação do universo passou a existir em um determinado tempo; o universo não é eterno existe há treze bilhões e tantos milhões de anos. Este universo é composto de minerais, vegetais e animais entre eles o ser humano que habita o planeta Terra. Segundo a Bíblia Deus criou o ser humano a sua imagem e semelhança, para isso deu ao ser humano o livre arbítrio, ambos possuem; inteligência criadora, vontade executora e sensibilidade capaz de amar ou odiar. Dando o livre arbítrio ao homem, Deus onisciente sabia que com isso que a sua criatura seria capaz de ir contra o seu Criador, como aconteceu com o pecado original. Deus onipresente e onisciente sabia que grande parte da humanidade, a sua maioria, desde a criação de Adão até os nossos dias iria contrariá-Lo, pecando com pecados graves. Dos sete bilhões de habitantes que estão vivendo em nosso planeta em nossos dias, observando os meios de comunicação quantos procuram sinceramente fazer a vontade de Deus, isto é, procurarem ser perfeitos, “Sede perfeitos como o Pai que está no céu é perfeito”. Jesus disse: “A porta é estreita” ainda; “Muitos são chamados, mas, poucos são os escolhidos” donde se deduz que a salvação eterna está reservada a muito poucos, entendendo-se como salvação eterna a união com Deus.
Deus é imutável. Deus não muda de opinião. Ele vive na eternidade que é o presente permanente. Correto? Todavia, existe uma discrepância entre o que ensina a teologia católica e alguns os livros do Antigo Testamento, de modo especial em Levítico. Assim começa o capítulo 20: Iahaweh falou a Moises e disse: versículo 10: — “O homem que cometer adultério com a mulher de seu próximo deverá morrer, tanto ele como sua cúmplice.” Mais adiante: versículo 13: — “O homem que se deitar com outro homem como se fosse mulher, ambos cometeram abominação, deverão morrer; e o seu sangue cairá dobre eles.” Assim prossegue até o versículo 21. A doutrina do Novo Testamento difere em muito de certos livros do Antigo Testamento. Devemos por em prática tudo aquilo que consta do Antigo Testamento? Obviamente que não.
Assinar:
Postagens (Atom)
